quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Seminário avalia extensão na Unimep


Romero, coordenador do Nepep

O professor Francisco Negrini Romero, coordenador do Nepep (Núcleo de Estudos e Programas de Educação Popular da Unimep), apresentou, no Seminário de Extensão do Curso de Jornalismo, na última terça-feira à tarde, as linhas gerais e a história da prática extensionista na universidade.

O Seminário integrou a programação do 2° Simpósio do Curso de Jornalismo, e reuniu professores e alunos da área, interessados em discutir alternativas para programar este tipo de atividade na área de comunicação.

O expositor ilustrou a extensão de estudos na Unimep e apresentou alternativas para retomar este tipo de ação importante não só para a área de jornalismo como para todos os cursos.

Segundo Romero, a extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e as pesquisas. Além de produzir conhecimento acadêmico, aumenta a participação da comunidade na atuação da universidade.

Os cursos de extensão na Unimep tiveram início ainda na década de 1960. Mas, as atividades eram oferecidas para a população de alta renda (por causa do horário e taxas pagas para os atendimentos). Com o tempo esses obstáculos foram superados, e hoje todas as pessoas que gostam podem trabalhar nas áreas de extensão.

“Um avanço importante foi a criação do FAE (Fundo de Apoio à Extensão) que é uma conquista dos alunos e professores. Ele destina uma porcentagem das mensalidades que os alunos pagam à extensão” , explicou Romero.

Mas no atual momento da Universidade, em virtude da crise financeira, esse percentual não tem sido investido e isso interfere nos planos e projetos. O Nepep, por outro lado, tem conseguido manter a atuação, já que consegue também financiamentos externos.

Durante o seminário também foram apresentadas idéias visando à criação de projetos de extensão com base no jornalismo.

Uma das propostas foi a de trabalhar com estudantes de escolhas públicas estaduais, a fim de estimular uma leitura crítica dos meios de comunicação. A proposta é um projeto que envolva parceria entre a Faculdade de Comunicação e o Nepep.

Outro projeto em que poderá haver participação do Curso de Jornalismo é o que envolve segurança alimentar, desenvolvido em parceria com o Governo Federal. Segundo Romero, existe a necessidade de produção de materiais de comunicação, o que poderia ser feito por professores e alunos do curso.

Texto e foto: Camila Viscardi e Danielle Moura

Nenhum comentário: