quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Diretor do Estadão aborda jornalismo na Internet


Chiaretti destacou a velocidade do webjornalismo


O jornalista Marco Chiaretti, diretor de Conteúdo Digital do Grupo Estado, apresentou, na última terça-feira à noite, na segunda noite de debates do 2º Simpósio do Curso de Jornalismo, um amplo panorama do jornalismo na Internet.

A exposição de Chiaretti também marcou a Aula Magna do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Jornalismo Comtemporâneo da Unimep, e teve a mediação da professora Ana Maria Cordenonsi, coordenadora da especialização.


Chiaretti e o diretor da Facom, Belarmino Cesar

Um dos enfoques da palestra foi o impacto destas novas tecnologias digitais no dia a dia dos jornalistas, num mercado de trabalho que segundo Chiaretti fica cada vez mais competitivo.

Chiaretti salientou que meios de comunicação digital ainda dependem indiretamente e diretamente dos meios impressos. Os motivos dessa dependência, em sua opinião, são a necessidade de credibilidade e estrutura, já conquistadas pelojornal impresso.

“A instantaneidade da web e sua multimidialidade requerem flexibilidade e checagem completa e imprescindível de toda e qualquer informação”, enfatizouo diretor-chefe do Portal Estadão.

Os benefícios e desvantagens do webjornal foram mostrados para todos os alunos e interessados no assunto, com destaque para terá instantaneidade e o dinamismo da nova mídia. Isso acarreta também a responsabilidade de postar na web antes de seus concorrentes, o que pode se tornar um dos pontos mais fracos da redação digital, pois acaba resultando em erros muitas vezes graves.

O ponto forte do webjornal é sua multimidialidade, na medida em que uma informação pode ser passada através de textos, imagens, infográficos e vídeos, e permite inclusive grande interaçãocom os leitores.

A palestra acompanhou o ritmo dinâmico do webjornalismo, pois foi interativa, comunicativa e descontraída.

Texto e foto: Mayara Banow

Nenhum comentário: