domingo, 26 de outubro de 2008

Memorial integra cultura da América Latina


Obras expostas no Pavilhão da Criatividade

Criado em 1989, o Memorial da América Latina, foi projetado por Oscar Niemeyer e abriga manifestações culturais sul-americanas. Seu objetivo é integrar a América Latina por meio da arte e da cultura, promover a adversidade cultural dos povos e oferecer um espaço de cultura e lazer aos visitantes nacionais e estrangeiros.

Obra situada na Praça Cívica

Com 84.480 m², a instituição cultural contém galeria de arte, biblioteca, salão de atos e um pavilhão de criatividade que abriga obras que simbolizam a cultura dos paises da América Latina.
Logo na entrada uma mão gigante chama atenção. Na palma, como se sangrasse, está o mapa da América Latina, representando a luta pela identidade e autonomia cultural, política, social, e econômica da região.

Por toda parte é possível encontrar artes plásticas, desde as mais contemporâneas até obras que demonstram a história milenar do continente.O Pavilhão da criatividade Darcy Ribeiro tem um acervo permanente de 2 mil peças de arte popular do Brasil, México, Peru, Equador, Guatemala, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Trajes típicos, máscaras, standartes, instrumentos musicais, objetos de adorno, obras de argila, madeira, adereços religiosos e profanos entre muitas outras estão nos 1600 metros quadrados do pavilhão.


Placa celebra visita do para Bento XVI

No auditório Simon Bolívar acontecem shows, oficinas, simpósios, mostras de cinema e apresentações diversas. Na sua inauguração, contou com a presença do Balé Nacional de Cuba, e já recebeu personalidades como Tom Jobim, Bill Clinton, Hugo Chaves, Mercedes Sosa, Hermeto Paschoal, entre outros. Em temporadas de maior movimento, o numero de visitantes passa dos 130 mil por mês. O público é variado e inclui desde grupos de 3ª idade a crianças de escolas públicas.

Um grupo de monitores auxilia os visitantes a interagir com as obras. “Com a monitoria nós temos a garantia de atender melhor as pessoas que vem nos visitar, de maneira que podemos trabalhar a idéia de mediação, de perceber melhor o espaço e discutir sobre as obras expostas”, observa Sidney da Silva, chefe da monitoria.

As estudantes Brigitte e Patrícia na entrada do Memorial

O Memorial da América Latina abre de terça a domingo, das 9 às 18 horas, e é possível agendar visitas monitoradas pelo telefone: (11) 3823-4600. Seu endereço é: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo.

Texto e fotos: Brigitte Nunes e Patrícia Elias

Nenhum comentário: