quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Cursos de Matemática, Química e Física propõem ensino interdisciplinar voltado ao meio-ambiente.
Professora Maria Guiomar C. Tomazello durante a palestra
“Aquecimento local (em direção ao global) - Análise da problemática da emissão de CO2.” Este foi o tema da palestra da professora de física Maria Guiomar C. Tomazello, durante a abertura da III JOEM (Jornada de Educação Matemática) da Unimep, realizade de 08 a 11 de outubro.
A palestrante expôs uma proposta de adaptação ao currículo dos cursos de matemática, química e física, incluindo duas novas disciplinas: Resoluções e Problemas e CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) - Possibilitar “Momentos Interdisciplinares”. Maria Guiomar acredita que a interdisciplinaridade voltada para os temos ambientais pode contribuir muito para a formação e informação dos futuros professores, que poderão desenvolver pesquisas e conscientizar os alunos.
A professora apresentou os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo era comprovar se o município de Piracicaba colabora ou não para o aquecimento global. Tomazello enfatizou que em Piracicaba, assim como na maior parte do estado de São Paulo, ocorre a queima de palha de cana-de-açúcar, o que contribui muito para a mudança climática.
No Brasil, as queimadas na Amazônia emitem 75% dos gases que causam efeito estufa no Brasil, posicionando o país em quarto lugar no ranking de poluição. Além das queimadas, a queima de lixo, a emissão de gases combustíveis por veículos, as indústrias, entre outros, colaboram drasticamente com o aquecimento global.
(Texto: Samanta Marçal)
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