quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Balé do Recife apresenta “As andanças do Divino” no Sesc



O Balé Popular do Recife apresentou a montagem "As andanças do Divino" no Ginásio de Eventos do Sesc Piracicaba, na última sexta-feira, 26, como parte da 9ª Bienal Naïfs do Brasil que acontece no Sesc até 14 de dezembro.

Confira trecho da apresentação: diálogo entre personagens


"As andanças do divino" é resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Balé Popular do Recife há 30 anos. O grupo visa desenvolver uma linguagem própria de dança, reunindo elementos da dança popular do estado de Pernambuco e fazendo releituras dessa linguagem, denominada "Brasílica" por seus integrantes.

"As andanças do Divino": Cena da Paixão de Cristo

Com passos de frevo, maracatu, ciranda, xaxado e várias outras manifestações da dança local, o espetáculo conta a história de Simão Maranduera, mestre mamulengueiro que percorre o estado, do sertão ao litoral, encenando a "Paixão de Cristo" com seus bonecos.

Trecho de "As andanças do Divino": dança


Ao colocar no palco uma grande quantidade de bailarinos com suas roupas e fantasias e de desenvolver passos das várias danças, a montagem explora características das manifestações populares, além da mistura entre sagrado e profano.

Em uma das cenas mais belas do espetáculo, que retrata um carnaval, acontecem passos de frevo em sua forma primária, sem adaptações. Essa é uma das passagens em que é dada ao público a chance de perceber a cultura a ele apresentada e de fazer ligações com os outros elementos da cultura nordestina presentes na dança.

(Texto, fotos e vídeos: Iuri Botão)



Nenhum comentário: