sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Centro Cultural Martha Watts apresenta uma Seresta especial

No dia 17 de outubro, sexta-feira, às 19h30, o Centro cultural Martha Watts irá sediar a abertura da exposição de fotos da seresta Piracicabana, feitas pelo seresteiro e idealizador do Projeto “Choros & Serestas”, Fábio Monteiro.

O evento apresentará o documentário “Velhos Tempos”, uma produção dos alunos do 7º semestre do curso de Jornalismo da Unimep: Andressa Andreoti, Bruno Alves, Carolina de Cássia, Natália Gregolin, Patrícia Duarte, Patrícia Matheus, Rafael Moraes e Vanessa Gobbo.

"Velhos Tempos" apresenta histórias contadas pelos próprios seresteiros, que num retorno ao passado, relembram as mais diferentes situações que a seresta já proporcionou; contando dos costumes da época.

“Este documentário faz um registro de lembranças e histórias de pessoas que fazem parte de uma cultura característica de Piracicaba. A seresta não só embalou romances, mas também protagonizou situações engraçadas e curiosas”, conta a aluna Vanessa Gobbo.

A orientadora do documentário Profª. Ana Maria Cordenonssi espera que "Noite da Seresta" possa reunir muitas pessoas e fazer com que reconheçam nesse evento cultural, os valores das diferentes linguagens da arte, como a fotografia, o documentário e a própria seresta. Ela afirma que orientar os documentários no sétimo semestre foi gratificante, “tive a oportunidade de acompanhar as descobertas que cada grupo fez, nesse especificamente, foi muito bom, pois o grupo era bem organizado, estava motivado e fez uma pesquisa histórica cuidadosa”.

Ela reforça, ainda, que além de recuperar passagens históricas importantes para a cultura seresteira piracicabana como a do 'Cobrinha', o grupo conseguiu um equilíbrio difícil, que é o registro histórico em um ritmo narrativo agradável e informativo. A orientadora finaliza “foi um trabalho universitário que ficou de excelente qualidade”.

O evento terá também uma apresentação especial do grupo Som Brasileiro.

A entrada é franca e os convites devem ser reservados pelos telefones (19) 3124-1889/ (19) 3124-1724/ (19) 9227-3720.

(Texto: Camila Gusmão e Vanessa Haas)

Nenhum comentário: