quarta-feira, 1 de outubro de 2008

“Globo terrestre é finito”, adverte pesquisador na abertura da Mostra


Bazzo: “Hoje as pessoas são mais valorizadas pelo
ter’, que propriamente pelo ‘ser’”


A conferência "Ciência, Tecnologia e Sociedade", proferida pelo professor Walter Antonio Bazzo, da USFC (Universidade Federal de Santa Catarina), abriu oficialmente, nesta terça-feira à noite, no Teatro Unimep, a 6ª Mostra Acadêmica, que prossegue até amanhã.

Durante aproximadamente duas horas e meia, o conferencista apontou dissonâncias existentes no Brasil: um país altamente produtivo, mas que apresenta muitas mazelas sociais. "Temos a melhor produção gráfica do mundo e um percentual de 30% de analfabetos", comparou.

Em síntese, o pesquisador alertou para o desenvolvimento tecnológico que não considera o ser humano e as condições sociais. Também enfatizou a necessidade de se pensar inovações tecnológicas que contribuam para a preservação ambiental e a geração de recursos energéticos. Em relação a este ponto advertiu: "O globo terrestre é finito".

Após a explanação de Bazzo, durante a sessão aberta para debate, estudantes e professores tiveram a oportunidade de aprofundar a discussão a partir de questionamentos e reflexões. Alunos do campus Santa Bárbara e Lins participaram interativamente do evento através de videoconferência.

A cerimônia de abertura contou, ainda, com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem da Escola de Música de Piracicaba, que se em seu repertório trouxe temas como Aquarela do Brasil, de Ari Barroso e o Hino de Piracicaba.


Orquestra Sinfônica Jovem da Escola de Música de Piracicaba

A programação da mostra acadêmica pode ser conferida através do link http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/2008/. O controle de freqüência dos alunos será efetuado através dos terminais de consulta espalhados pela universidade.

Confira a apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola de Música de Piracicaba com "Aquarela do Brasil" de Ari Barroso




(Texto: Anderson Junque / Fotos: Claudia Assêncio de Campos/Vídeos cedidos pela UnimepTV)

Nenhum comentário: