quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Oficina orienta entrevista em vídeo


Exercício de gravação de entrevista

Dicas, teoria de entrevista e ensinamentos de uma trajetória profissional foram os principais pontos trabalhados na oficina "Prática de Entrevista em Vídeo" ministrada pelo jornalista e professor Ginel Flores, na última quarta-feira, 29, como parte da programação do 2º Simpósio de Jornalismo da Unimep.

A oficina que aconteceu no estúdio 2 do Laboratório de Comunicação, no período da tarde e na opinião da jornalista Débora de Souza, também formada em Rádio e TV, foi o resumo de um semestre inteiro da disciplina.Ginel expôs experiências que vivenciou no mercado e também os conceitos de boletim, entrevista, passagem e off.

Ginel explica importância do relacionamento com equipe

Chamou a atenção para a necessidade de do repórter interagir com a matéria, ter um cuidado especial com o microfone de lapela, tanto na para que o som saia perfeito quanto pela aparência do entrevistado. "Sempre peçam licença para o entrevistado e coloquem o microfone por baixo da roupa, para que o fio preto não apareça", explicou.

Chegar na emissora com o off pronto, ter um relacionamento de parceria com o técnico de câmera, gostar de fazer coisas diferentes, pois o padrão já está no mercado, ser um jornalista inteirado dos acontecimentos diários, se espelhar em um profissional, foram algumas dicas dadas pelo professor.

Além da parte teórica e expositiva, foi proposto aos participantes da oficina gravarem uma matéria, com off, passagem e entrevista, com a participação de todos, na etapas de pauta, gravação, texto e câmera..

"Foi legal, pois eu pude aprender a teoria e a prática ao mesmo tempo, coisa que muitas vezes não se aprende nas aulas.Creio que por ter menos pessoas do que uma sala de aula o professor pode dar mais atenção e esclarecer as dúvidas de todos", afirmou a aluna Janaína Oliveira, estudante do 6º semestre de Jornalismo da Unimep.

Ginel Flores, que já atuou como diretor de televisão, é formado em jornalismo pela Unimep no ano de 1996, ano também pelo qual iniciou sua carreira na universidade como técnico, e é especializado em Didática do ensino Superior.



Texto, fotos e vídeo: Camila Gusmão

Nenhum comentário: