quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Seminários discutem linguagem cinematográfica

O curso de Letras – Licenciatura em Português da Unimep, promove no próximo dia 27, debate sobre O Naturalismo do Século XIX e exibição do filme "Anjos e Insetos" ("Angels & Insects", 1995), do diretor Philip Haas, que se inspirou no livro de mesmo nome da escritora inglesa A. S. Byatt.

Reprodução: Cartaz do filme "anjos e Insetos"

O evento integra um conjunto de seminários periódicos, cujo objetivo é promover reflexões sobre a linguagem cinematográfica, incluindo desde o seu contexto histórico e dos movimentos do cinema até o seu apelo visual.

Segundo a professora Josiane Maria de Sousa, coordenadora do curso de Letras/Português da Unimep, a obra prevista para o dia 27 aborda o impacto causado pelo darwinismo e pela teoria da evolução na maneira como os naturalistas enxergam a sociedade. "É um filme muito bonito visualmente. As mulheres aparecem quase como borboletas. Vale a pena ser visto", observa Josiane.

Lídia Camargo cursa o segundo semestre de Letras/Português na Unimep e conta que a participação nos seminários ampliou a sua visão do cinema. "Geralmente vemos o filme sem entender o contexto e as razões que o diretor tem pra mostrar certas coisas. A partir do momento em que se estuda o filme, entendemos a visão do diretor que produziu.", explica a estudante.

Realizadas desde que o curso de Letras/Licenciatura em Português começou a ser oferecido na Unimep, em 2002, as atividades sobre cinema têm por objetivo a ampliação do repertório cultural, além de oferecer aos alunos créditos para complemento curricular. Segundo Josiane, o intuito não é somente assistir ao filme, mas observar e discutir questões como enquadramento, plano e perspectiva. "É aprender a ver. Vivemos numa sociedade em que a imagem é muito presente. Mas as pessoas olham para as imagens e não vêem as imagens. A gente só vê realmente quando começa a reconhecer e interpretar.", explica.

Assista ao trailler* de "Anjos e Insetos":




Confira outros seminários programados:

25/10 - "A pintura romântica e o cinema"
Exibição do filme "
Mãe e filho" (Mat' I syn, 1997) do diretor Alexandr Sókurov

08/11 - "Rostos e Máscaras"
Exibição do Filme "
Persona", de Ingmar Bergman.

O evento acontece no campus Taquaral da Unimep, no bloco três, sala 19, das 8h30 às 11h30 e é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição. É fornecido atestado para comprovação de atividade complementar.
(Texto:
Ângela Silva e Aline Cristiane)

Nenhum comentário: