quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Pastoral da Criança comemora 25 anos e destaca universitários

Mais de 15 mil voluntários da Pastoral da Criança foram à Aparecida (SP) no último dia 20 de setembro, quando o santuário recebeu, no total, quase cem mil pessoas. A romaria até a Basílica comemorou os 25 anos de existência da Pastoral no Estado de São Paulo.


Integrantes da Pastoral, em Aparecida

Segundo a assessoria da Pastoral, o evento contou com a participação das 47 dioceses do Estado, além das coordenadorias estadual e nacional. A Pastoral, conhecida pelo combate à mortalidade infantil, é ecumênica, sem fins lucrativos e sem restrições para quem pretenda ser voluntário.

A fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, esteve presente na comemoração e em entrevista ao Unimep Jornal, ressaltou a necessidade e a importância dos estudantes universitários como voluntários. Confira:




Diocese Piracicabana lidera atendimentos

A Diocese de Piracicaba esteve presente na romaria com um total de 750 voluntários. A entidade que existe há 21 anos, atende aproximadamente 9800 crianças de 0 a 6 anos em 15 municípios. É o maior contingente no Estado. Por esse fator, no ano passado, foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, como a "número 1 de São Paulo".

Apesar do reconhecimento pelos vereadores, a Diocese reclama da pouca exposição. Nanci Carolina Minochelli Benetello, coordenadora a quatro anos da organização, acredita na necessidade de comunicadores como voluntários. "Gostaríamos que houvesse uma participação maior dos estudantes de comunicação da cidade. No jornal e na internet, pessoas com capacitação ajudariam na divulgação de nosso trabalho" ressalta. Em Piracicaba a Pastoral atende hoje 6025 crianças e 300.

Além dos projetos para a prevenção e o combate à mortalidade infantil, a entidade mantém um coral com mais de 200 crianças, que se apresenta em festas de fim de ano, como a da Prefeitura de Piracicaba e a da Esalq (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz").

(Texto, foto, entrevista e edição de vídeo: Luan Antunes - Gravação de vídeo: Wesley Nery)

Nenhum comentário: