sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Presidente da Caterpillar ressalta perseverança

Uma fila que contornava o Teatro Unimep, quase sem lugares vagos, marcou o início da palestra “Empreendedorismo: características dos empreendedores bem-sucedidos”, ministrada pelo presidente da Caterpillar Brasil, Luiz Carlos Calil, na quarta-feira, 24, no Teatro Unimep, que ficou lotado.


Calil: exemplo de perseverança e sucesso

Logo de saída a primeira lição, ainda ao dar boa noite ao público. “A primeira característica de um empreendedor é ter muita energia, não venho como palestrante, mas venho para dividir com vocês uma carreira, passei por muitas fases na vida”, disse Calil.

Formado em Administração pela Unimep, o palestrante começou a carreira na Caterpillar como office-boy em agosto de 1968. Desde lá desempenhou outras funções na empresa. Tornou-se supervisor em 1975, supervisor-geral em 1978 e a partir de 1990 ocupou o cargo de gerente, quando liderou funções de Controle de Material. Em 2001 foi promovido a diretor de logística de atendimento a clientes e em 2004 foi diretor de compras para a América Latina. Já atuou também na matriz na Caterpillar nos Estados Unidos com o cargo de diretor de logística e cadeia de suprimentos da divisão coorporativa Motion & Power Control.














A palestra lotou o Teatro Unimep


Tendo como referência este histórico profissional, Calil falou sobre as muitas características que levam uma pessoa a se tornar um empreendedor de sucesso, entre elas ter iniciativa, ter visão e estabelecer metas. Contou sua trajetória de vida e como iniciou sua carreira. “Em nenhum momento de toda minha carreira eu pensava no cargo seguinte, nem nunca me ‘senti”, observou.

Calil finalizou com um princípio para um bom empreendedor: “Você tem que trabalhar muito dar o melhor de si, em cada posição que você estiver, tem que pensar que será o melhor, não pode ser apenas bom, mas sim excelente”.

O reitor da Unimep, Davi Ferreira Barros, falou da satisfação de receber o ex-aluno da instituição. “É uma honra poder dizer que um menino que começou a trabalhar com 16 anos como office-boy, hoje é guindado a essa liderança, um ex-aluno dessa universidade, uma pessoa que veio de baixo”, destacou.

Sites sobre o assunto:
http://www.e-commerce.org.br/
http://www.sitedoempreendedor.com.br/


(Texto: Camila Gusmão; Fotos: Vanessa Haas)


Nenhum comentário: