quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Intercâmbio leva alunos da Unimep ao exterior

Sob a coordenação da Assessoria de Assuntos Internacionais da Unimep, diversas faculdades estão realizando nesta semana a seleção de estudantes que vão realizar, no primeiro semestre de 2009, intercâmbio em instituições de ensino de outros países. O resultado será conhecido no próximo dia 24.



Luciane: assistente de
relações internacionais

A participação em programas de intercâmbio é aberta a todos os alunos da universidade matriculados a partir do segundo ano e as oportunidades são divulgadas a cada semestre. O processo de seleção envolve análise do histórico escolar e uma entrevista.

Os programas oferecidos neste semestre são direcionados para as seguintes áreas: Biologia, Negócios Internacionais, Nutrição, Engenharia de Alimentos, Letras-Inglês, Direito e Comunicação (Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Rádio e TV). Existe também um convênio com instituição do Japão, para alunos de qualquer área incluindo pós-graduação.

Durante o tempo de intercâmbio os alunos não pagam a mensalidade da Unimep e da faculdade que vão frequentar no país de destino e ainda têm possibilidade de ter aproveitamento no seu currículo de disciplinas cursadas no exterior.

A Unimep oferece, também, o curso de línguas em dois paises: Argentina, com duração de um mês e nos Estados Unidos, com duração de duas semanas.

Segundo a assistente de relações internacionais da Unimep, Luciane Venturini di Nizo, além do grande benefício aos alunos, a manutenção de programas de intercâmbio melhora inclusive a avaliação do MEC (Ministério da Educação) sobre a instituição.

Mais informações pelo telefone (19) 3124.1528 ou na Assessoria de Assuntos Internacionais, Bloco 03 do Campus Taquaral da Unimep.

Comunicação

Nos últimos semestres alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda têm aproveitado a oportunidade e conhecido o México, graças a convênio com a Universidad Madero, em Puebla, no México.

Geison na Pirâmide de Cholula

A estudante Lílian Migliorini, de Jornalismo, está no país desde o início deste ano, e só retorna à Unimep em 2009. O aluno Geison Silva Paulo, do 6º semestre de Jornalismo, teve a oportunidade de realizar essa experiência no primeiro semestre deste ano.

(Visite blog mantido pela estudante Lilian Migliorini: http://mexiconabagagem.blogspot.com)

Geison conta que sempre teve admiração pelo idioma espanhol e durante o tempo no México optou por fazer aulas extras na área de teatro, o que foi uma ótima experiência para aprimorar o idioma.

Confira a seguir depoimento da aluna Clareana Marrafon Lopes da Silva, do 6º semestre de Jornalismo, que está em Puebla, no México. A entrevista foi gravada pela Internet, com auxilio de webcam.




(Texto: Carolina Pelegrini e Raphaela Spolidoro - Entrevista pela web: Raphaela Spolidoro)

2 comentários:

Lilian Migliorini Villamar disse...

Oi pessoal!

Fico muito contente com a criação deste espaço para publicação de matérias dos alunos de jornalismo. Parabéns pela qualidade do trabalho!!!

A respeito do assunto da matéria, eu, como intercambista, me vejo na obrigação de reforçar tudo que foi escrito e dito (pela Clareana). O México é um país incrível, lindo, cheio de belezas naturais, imponente de belezas culturais, e com um povo muito receptivo. As diferenças são óbvias. Em que lugar do Brasil nos sentimos completamente iguais? Nem aí... Imaginem em outro país. Eu, como estudante, jornalista, vejo tudo isso como uma abertura de mente para tudo que é novo, de outra cultura completamente diferente da nossa. Um jornalista deve estar livre de pré-conceitos se quiser conhecer a fundo um lugar ou sua gente. Assim me sinto desde que cheguei aqui: aberta às novas coisas e possibilidades.

Quem quiser saber um pouco mais sobre minha experiência aqui, também tenho meu blog: http://mexiconabagagem.blogspot.com

É isso aí, pessoal!
Um abraço!
Saludos desde México!!!

Webjornal Unimep disse...

Olá Lilian,

Achei interessante o seu blog e fico feliz que esteja aproveitando este segundo semestre por ai. Esperamos seu retorno logo.
Vou inserir o endereço de seu blog no corpo da matéria.

Abraço,

Paulo R. Botão