sexta-feira, 12 de setembro de 2008

EAD: Unimep investe na formação de professores

Em sintonia com o movimento de grande parte das universidades do mundo inteiro, a Unimep está investindo de forma crescente no ensino a distância. Entre as ações, destacam-se a formação de professores e a implantação de um sistema de gerenciamento de cursos, que pode ser usado tanto em disciplinas e cursos a distância como no apoio a disciplinas presenciais.

Segundo o assessor para Educação a Distância na Unimep, Lucas de Araújo Oliveira, o ensino à distância teve seu início de uma forma simples, com a troca de correspondências entre alunos e professores por meio dos correios. Com o tempo e o avanço tecnológico foi possível adaptar essas trocas de informações por meio de vídeos, internet e teleconferências.















10ª turma de capacitação do EAD

Com a regulamentação da EAD (Educação de Ensino à Distancia) no país, na década de 90, ocorreram mudanças e aumento na procura por cursos superiores nesta área, inclusive visando a democratização do acesso ao ensino superior.

No caso da Unimep, a primeira experiência foi em 2004, “Ano da Educação a distancia”. Desde então a instituição tem oferecido semestralmente cursos de capacitação docente, com o objetivo de criar condições e informações básicas para o planejamento e desenvolvimento de disciplinas semipresenciais mediadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação


“Desde janeiro de 2007, a Unimep tem disponibilizado o sistema Moodle como instrumento de apoio aos docentes. Hoje ele é empregado em 80 disciplinas, por 60 professores e dois mil alunos”, conta Araújo.

O Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) é um sistema para gerenciamento de cursos, um programa para computador destinado a auxiliar educadores na criação de cursos online de qualidade.


















Marilena Rosalem - Equipe de EAD da Unimep

O trabalho é acompanhado também pela professora Marilena Rosalem, pós-graduada em Educação pela Universidade de Rochestter – EUA. “Atualmente nós discutimos muito a EAD na Unimep, para que futuramente a universidade e seus docentes estejam preparados”.

A Unimep será representada no 14º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação à Distância, pela professora Ieda Medeiros, integrante da equipe de EAD, que apresentará um trabalho sobre o vínculo afetivo entre o aluno e o professor. “Percebi que o vínculo não se dá apenas de forma presencial, o vínculo é intersubjetivo, extrapola o social, refere-se à identificação”, explica a docente.

(Texto: Camila Gusmão e Vanessa Haas - Fotos arquivo: Ieda Medeiros)

Nenhum comentário: