terça-feira, 11 de novembro de 2008

Hip hop é destaque em Seminário no Sesc


Convidados discutem hip hop e Educação no Sesc

Com a realização do Seminário Cultura de Rua, no último sábado à tarde, o O Sesc Piracicaba deu continuidade a um conjunto de eventos da Semana da Consciência Negra, que prossegue até o dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra.

O Seminário Cultura de Rua tratou de temas focados no hip hop e Educação. Sete convidados formaram a roda de debates, que começou pouco depois das 17 horas e seguiu até às 20h30.

Os convidados foram Thaíde (rapper), Márcia Aparecida Lima Vieira (Professora Doutora em Educação), Antonio Filogenio de Paula Junior (coordenador do Programa de Difusão Cultural Afro-Brasileira de Piracicaba), Gevanilda Santos (coordenadora da Soweto – Organização Negra de São Paulo), Osvaldo Ferreira (Casa do Hip Hop de Piracicaba), Kiko (Casa do Hio Hop de Campinas) e o mediador do Seminário da Consciência Negra, Bira (Casa do Hip Hop de Piracicaba).

O evento incluiu diferentes focos de atuação, “troca” de idéia com a platéia e exibição de imagens e de ‘street dance’. A discussão alinhou o discurso dos presentes na necessidade de se conquistar mais espaços, principalmente em sala de aula. “É preciso fazer com que a Educação possa incluir a história da cultura negra no ensino”, reforçou Gevanilda Santos.

Além da questão da educação, ficou clara a importânia das manifestações artísticas, principalmente a música. Com mais de duas décadas de carreira, o rapper paulistano Thaíde, um dos ícones no estilo, tem experiência de sobra no assunto. Ele é um dos precursores do hip hop no Brasil e comenta a música como importante meio de expressão da cultura negra. Confira no link de áudio a seguir:



A programação da Semana da Consciência Negra segue com os seguintes eventos: “Personalidade em Destaque” (12/11 – 14h), “Roda de Conversa” (15/11 – 15h) e “Piquenique com Prosa Especial” (20/11 – 11h). As informações completas da programação podem ser conseguidas no através do telefone (19) 3437-9292 ou pelo site http://www.sescsp.org.br/ (na página da unidade Piracicaba).

A iniciativa do Sesc foi elogiada por Antonio Filogenio de Paula Junior. Confira seu depoimento no vídeo a seguir.




(Texto, foto e vídeo: Henrique Inglez de Souza)

Nenhum comentário: