sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Roda de conversa destaca educação inclusiva

A educação inclusiva de portadores de deficiência na Universidade foi o tema de roda de conversa realizada na Unimep no último dia 18, na sala dos colegiados. O evento foi promovido pela Assessoria para Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais.

O objetivo da roda, que contou com a presença de portadores de necessidades especiais, professores da instituição e convidados, foi discutir o que pode ser melhorado para o bem estar dos deficientes.

Darlene Barbosa Schützer, assessora da instituição nesta área lembrou que a preocupação se deve não só aos cadeirantes, mas também à presença de surdos e cegos. “As Universidades preocupam-se muito com rampas, banheiros apropriados. Ótimo, mas e as outras deficiências, são tratadas como?”, questionou.

Ela complementou: “Já soube de casos em que o professor tinha alunos, na própria sala de aula, surdos e cegos e nem se quer sabia”.

A coordenadora do projeto que luta pela inclusão dos deficientes na Unimep explicou que o problema só será resolvido quando toda a sociedade se sentir mobilizada, principalmente os jovens das Universidades. Ela também alertou ser importante que todos conheçam as exigências e as rotinas do curso escolhido para evitar frustrações diante de dificuldades.

Formado em administração de empresas pela Unimep, o cadeirante André Bandeira, vereador em Piracicaba, participou do evento e ressaltou que apesar das dificuldades é possível concluir o curso e outros projetos que as pessoas tenham.

Mariana Blanco e Natali Carvalho

Nenhum comentário: