terça-feira, 25 de novembro de 2008

Fórum de Esportes debate ética e mídia



A primeira noite do Fórum de Esportes, realizado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, a Prefeitura de Piracicaba, a ESPN Brasil e a Unimep, abordou o tema: "Ética, Mídia e Sociedade".

O objetivo do fórum é estimular a integração da sociedade e a ética entre os desportistas em geral, reafirmando os princípios de ação e reflexão pública das práticas sociais.

O Fórum contou com a participação da ex-jogadora da seleção brasileira de basquete Branca, do jornalista da ESPN Brasil João Palomino e do professor e pesquisador da Unesp Mauro Betti, com mediação do Coordenador do Curso de Jornalismo da Unimep, Paulo Roberto Botão.

Para a ex-jogadora de basquete Branca ‘a mídia é, hoje, um fator positivo que ajuda o atleta a enxergar as melhores formas de condução ética. Gostaria que na minha época a mídia já estivesse bem avançada como está hoje’, destaca.

Já para o jornalista João Palomino, ‘a questão é tão estratosférica que necessitamos colocar nossos próprios pés no chão. A ética é uma ligação social, e ser ético é uma obrigação, não uma virtude’, afirma.

A surpresa do debate ficou por conta da manifestação do diretor de jornalismo da ESPN Brasil, José Trajano, que estava acomodado na penúltima fileira do teatro. Trajano subiu ao palanque e respondeu uma pergunta que veio da platéia, referente à cobertura excessiva de jogos de futebol.

(Texto e foto: Renan Bortoletto e Larissa Zazirskas)

Nenhum comentário: