domingo, 5 de abril de 2009

O Alienista abre projeto literário no Sesc

Com o objetivo de estimular a leitura e resgatar os clássicos da literatura nacional e internacional, o Sesc de Piracicaba, em parceria com a Unimep e o Álogon Instituto de Psicanálise, promoverá no dia 11 de abril, às 17 horas, o primeiro encontro do Projeto Lavra da Palavra.


Joseane: acesso à literatura universal

Nesta primeira edição será realizada a leitura e dramatização do conto “O Alienista” , de Machado de Assis, pelo ator Washington Poppi, natural de Piracicaba. Em seguida, a professora Josiane Maria de Souza, coordenadora do curso de Letras (habilitação em Português) da Unimep, fará um comentário crítico e a professora Virgínia Camilotti, do curso de História, falará sobre o Rio de Janeiro e contextualizará a obra.

“O conto O Alienista foi escolhido como temática desse primeiro encontro por ser uma obra clássica, interessante e atemporal, isto é, com temática atual, pois a loucura e o enclausuramento - em todos os sentidos – relatados no decorrer do livro são questões que fazem parte de nosso dia-a-dia”, explica Josiane.

O encontro é aberto ao público e acontecerá na sede do Sesc (Rua Ipiranga, nº 155, Centro, Piracicaba). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3437-9246.

O Alienista

Escrito em 1881 e publicado no ano seguinte, “O Alienista” tem como temática principal a loucura e os modelos criados pelo cientificismo, pela Igreja e pelo Estado. A história se passa no interior do Rio de Janeiro e tem como personagem principal Simão Bacamarte, o alienista, que estuda a loucura e sua classificação.

Amanda Sabino e Thiane Mendieta

Nenhum comentário: